Inclusão social: O que é e grupos que precisam dela no Brasil
- segurancadotrab
- 16 de ago. de 2021
- 1 min de leitura

A inclusão social é o conjunto de medidas que são direcionadas a indivíduos excluídos do meio social, seja por alguma deficiência física ou mental, cor da pele, orientação sexual, gênero ou poder aquisitivo dentro da comunidade. Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros. A inclusão social perpassa pelo atendimento das necessidades de todas as pessoas que, de alguma forma, são colocadas à margem da sociedade.
Como a inclusão social é o ato de incluir na sociedade os grupos/categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, e aqueles que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas necessitadas.
A inclusão social é de grande importância para o combate a segregação social e viabiliza a democratização de diversos espaços e serviços para aqueles que não possuem acesso a eles.
Texto realizado por Ana Helena




Comentários