Formas de aplicar a inclusão social
- segurancadotrab
- 16 de ago. de 2021
- 2 min de leitura

No Brasil, a falta de programas e projetos que favorecem a inclusão social é um problema muito presente, 42% dos municípios do país possuem altos índices de exclusão social.
- O QUE É EXCLUSÃO SOCIAL?
De forma geral, a exclusão social é um processo de afastamento e privação de determinados indivíduos ou de grupos sociais em diversos âmbitos da estrutura da sociedade.
- ONDE ESTÁ PRESENTE A EXCLUSÃO SOCIAL
Na sociedade, há um grupo nominado como minorias sociais, são as pessoas que se encontram marginalizadas de alguma forma, são exemplos de minorias: indígenas, homossexuais, moradores de favelas, negros, ex-presidiários e imigrantes.
A exclusão social é mais presente nas minorias sociais, por conta do preconceito, que ainda é muito presente nos dias atuais.
- EXEMPLOS DE EXCLUSÃO SOCIAL
Atualmente, não é difícil presenciar atitudes de
exclusão social. Uma das exclusões mais comuns ocorrem na procura de emprego, ao ver que o candidato para a vaga é um ex-presidiário ou homossexual, muitas pessoas já as descartam antes mesmo de conhece-las.
- COMO LIDAR COM A EXCLUSÃO SOCIAL
Como todo problema tem solução, este não é diferente. Para combater a exclusão social, é necessário acabar com o preconceito, fazendo campanhas e projetos que apoiam as minorias sociais. Estes projetos e campanhas que buscam extinguir o preconceito sofrido pelas minorias sociais, são considerados atos de inclusão social.
- O QUE É INCLUSÃO SOCIAL?
Inclusão social é o conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos.
- PROJETOS E CAMPANHAS QUE FAVORECEM A INCLUSÃO SOCIAL
• COTAS EM UNIVERSIDADES E ESCOLAS
São as reservas de vagas em instituições públicas ou privadas para grupos específicos classificados por etnias.
• PRONATEC
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um programa do Governo Federal do Brasil criado com o objetivo conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de grau técnico e de formação inicial e continuada, em instituições privadas e públicas de ensino técnico. É uma grande vantagem para jovens de classe financeira baixa, pois podem concluir um ensino técnico sem pagar nada por isso.
• ACESSIBILIDADE PARA DEFICIENTES
Acessibilidade para portadores de necessidades especiais, como cegos, surdos e cadeirantes, em espaços públicos ou espaços coletivos geridos pela iniciativa privada, além da acessibilidade em calçadas e passarelas do passeio público.
• BOLSA FAMÍLIA
É um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza.
Texto realizado por Luan Phelippe




Comentários