Ergonomia no Home-Office
- segurancadotrab
- 1 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2021
Muitas pessoas já tem o costume de trabalhar em home-office, outras tiveram que se adaptar a essa nova realidade.
A expressão "Ergonomia no home-office"
se refere a relação da pessoa com o ambiente de trabalho. Zelar pela ergonomia no ambiente de trabalho é importante para a sua saúde.
Ergonomia é um conceito estabelecido por meio da norma regulamentadora 17, que tem como objetivo garantir parâmetros para uma boa condição de trabalho. Sabemos que para nos mantermos uma produtividade em casa é necessário adotar boas práticas.
A comodidade faz com que as pessoas acabem trabalhando em qualquer lugar da casa, até mesmo no sofá, a postura incorreta pode gerar dores nas costas ou até mesmo problemas na coluna. Então, o que podemos fazer? É importante definirmos pausas, adequar os mobiliários e alternar posturas. Mesmo em casa é possível se adequar ao ambiente de trabalho para manter a postura correta e evitar lesões.
Dicas de Ergonomia no home-office para garantir conforto e qualidade no ambiente de trabalho:
Mantenha a tela do computador na altura dos olhos:
Se possível, posicione a tela do computador em uma altura que não force o seu pescoço para baixo ou que te deixe na posição corcunda. Se você não tiver um suporte ergonômico para notebook ou se a tela do seu computador não estiver na altura certa, utilize livros para deixar a tela na altura adequada.
Preste atenção na sua postura
Utilize uma cadeira que permita que você encoste os pés no chão, em uma posição confortável para suas pernas e coluna. Mantenha os seus ombros e quadris alinhados e evite trabalhar na cama ou sofá.
Faça exercícios de alongamento
É muito importante programar algumas pausas para se alongar. Alongue os braços e pernas com exercícios simples para ativar a circulação. De acordo com especialistas, o ideal é se alongar por cinco minutos a hora de trabalho.
Obs.: Movimentos repetitivos podem ocasionar dores musculares ou até mesmo desencadear uma tendinite.
Gire os pulsos para fora, abra e feche os dedos para ajudar a relaxar as mãos.
Mantenha-se hidratado
É muito importante que você lembre de beber água durante o expediente. Se preciso, ative o alarme do celular para lembrar.
Se o seu corpo não estiver hidratado, a sua capacidade cognitiva é afetada. Então, mantenha um copo ou garrafa d’água próximo de você para incentivar o consumo de água durante o dia.
Adotar boas práticas ergonômicas no ambiente de trabalho, proporciona qualidade de vida, bem-estar a prática traz muitos benefícios para a empresa pela percepção do empenho em proporcionar uma boa condição de trabalho.
Benefícios da Ergonomia no Home-Office
Garantir ao trabalhador seu bem-estar é uma das éticas que uma empresa deve seguir, e a aplicação da ergonomia é uma das formas de empregar uma boa qualidade de vida.
A aplicação da ergonomia durante o home-office traz diversos benefícios, não só para o trabalhador como também para a empresa. São eles:
Melhora na qualidade de vida no trabalhador
Através da ergonomia podemos melhorar a qualidade de vida, porque o a ergonomia ajuda no bem-estar e na saúde.
Aumento da produtividade
A ergonomia traz para o trabalhador um conforto maior, ajuda a evitar esforço excessivo que gera cansaço ao trabalhador. Com esse conforto, o trabalhador faz suas atividades com mais prazer, com um maior engajamento.
Ajuda a prevenir doenças ocupacionais
A falta da ergonomia gera doenças ocupacionais como hipertensão arterial, diabetes, úlceras, moléstias nervosas, problemas de coluna, LER/DORT, gastrite, dentre outros. Com a aplicação da ergonomia no home-office, podemos evitar essas doenças.
Valorização do trabalhador
A ergonomia é reconhecimento. Quando a empresa se preocupa com a ergonomia do trabalhador dando suporte, isso o ajuda com o autoestima e também com a vontade de estar numa equipe.
Diminui a rotatividade
Como citado, com a ergonomia temos a melhora na qualidade de vida, conforto, prevenção de doenças e outros problemas e a valorização profissional. Isso ajuda a diminuir a rotatividade porque o trabalhador se sentirá em ótimas condições para trabalhar na sua empresa.
Texto feito por Julia Borges e Júlia Perdigão
Imagens: Alexandre Miranda (@infinity.arts1)






Comentários