Ergonomia e seus tipos
- segurancadotrab
- 1 de mai. de 2021
- 2 min de leitura
O que é ergonomia?
De acordo com Antonie Laville (1977):
"A ergonomia é o conjunto de conhecimentos a respeito do desempenho do ser humano, em atividade, a fim de aplicá-los à concepção de tarefas, dos instrumentos, das máquinas e dos sistemas de produção".
A ergonomia tem conceito constituído com base na NR 17, que tem como objetivo abonar certos parâmetros para a boa condição de trabalho, através de adaptações e implementações de medidas de controle ergonômicas no
ambiente de trabalho, proporcionando aos colaboradores conforto e um
ambiente laboral adequado.
Ao ouvir falar de ergonomia, grande parte das pessoas concebem como principal ideia, a postura inadequada. Essa ideia não está incorreta, mas também não está completa. A ergonomia é uma área ampla, envolve todas as questões que geram desconforto ao trabalhador, incluindo a iluminação
inadequada, o ruído e os móveis do ambiente.
Tipos de ergonomia
Ergonomia Física:
É a ergonomia que envolve a fisiologia, anatomia e biomecânica. A ergonomia física analisa como a atuação profissional do ser humano interfere no funcionamento de sua musculatura, articulações, postura e movimentos.
Benefícios da ergonomia física:
Os benefícios da ergonomia física são diversos como o aumento da produtividade, clima organizacional
favorável, trabalhadores satisfeitos e menores riscos de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais.
Ergonomia Cognitiva:
A ergonomia cognitiva é a ergonomia que estuda a memória, atenção, concentração e o raciocínio também, envolvendo análises mentais e emocionais relacionadas ao ambiente de trabalho, e chega a observar a relação do trabalhador com o estresse, esforço mental, satisfação e motivação.
Benefícios da ergonomia cognitiva:
Entre os benefícios da ergonomia cognitiva os principais são: a melhoria das funções cognitivas, aumento da qualidade de vida e diminuição da rotatividade.
Ergonomia Organizacional:
A ergonomia organizacional estuda a forma como o sistema e a organização como um todo interfere na relação do homem com o trabalho, envolvendo a análise do clima organizacional e da cultura de todos os envolvidos e da empresa.
Benefícios da ergonomia organizacional:
Entre os benefícios da ergonomia organizacional podemos citar a adesão dos funcionários, chefia e clientes, a cultura da empresa, melhora na imagem da empresa e a solução precoce de conflitos.
Texto feito por Luan Phelippe e João Henrique
Imagens: Alexandre Miranda (@infinity.arts1)






Comentários