top of page

Como os trabalhadores podem lidar com as emoções durante a pandemia

  • segurancadotrab
  • 24 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

A chegada da pandemia trouxe grandes mudanças na vida de todos os trabalhadores, mudanças negativas e positivas. Cada trabalhador tem sua forma de reação perante essas mudanças.


O distanciamento social é uma das consequências da pandemia e tem como objetivo reduzir a circulação de pessoas em espaços coletivos privados e/ou públicos. Esse "desafio" não é fácil para os trabalhadores, pois todos são obrigados a criar uma nova rotina de vida. Desacostumados com essas mudanças muitos desencadeiam doenças psicológicas.


As alterações na forma de trabalho para alguns se tornou uma grande sobrecarga emocional, que gerou nos trabalhadores medo, estresse, inseguranças, desânimo, e esses sentimentos desencadearam outros problemas que estão mais comuns hoje em dia na vida dos trabalhadores como: ansiedade, depressão, insônia.


Então é importante saber o papel das emoções na sua vida, não só como trabalhador, mas para sua vida pessoal também. Se reconciliar com seus sentimentos e emoções é um grande passo para passar pela pandemia sem sair prejudicado mentalmente dela porque as emoções, mesmo as negativas, trazem aprendizado e amadurecimento.


Existem diversas formas de lidar com as emoções ou até mesmo evitá-las, através de atividades físicas, meditação ou idas aos psicólogos, que ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser somente quando você se depara com algum problema pessoal, o psicólogo é alguém que você pode conversar até nos dias de paz. Mas também existem as formas mais "econômicas" ou simples, como focar naquele hobbie seu, como cozinhar receitas novas ou ouvir as músicas que mais gosta, ou tirar um tempo para você depois do dia de trabalho.


O importante é ter o equilíbrio necessário, é muito difícil não ter emoções negativas nesse tempo de pandemia, com tantas mortes, com o distanciamento e o medo constante, então o principal ponto é encaixar tudo em seu devido lugar. Lembrar-se sempre que o medo, o estresse e as inseguranças fazem parte da vida, e tudo bem sentir essas emoções desde que elas não ultrapassem o limite e você tenha emoções positivas também na balança. No final, as emoções negativas se completam as boas, e se sentíssemos apenas coisas boas, não poderíamos dar valor aos bons momentos.


Conheça suas emoções, conheça a si mesmo. Se achar que suas emoções realmente estão te afetando e não consegue lidar sozinho, procure ajuda (188 - Centro de Valorização a Vida) e converse com pessoas queridas.


Vai ficar tudo bem!


Texto realizado por Ana Helena e Júlia Perdigão

 
 
 

Comentários


Mande uma mensagem ou deixe uma sugestão

Obrigado!

© 2021 by Train of Thoughts. Proudly created with Wix.com

bottom of page