Alimentação saudável: O que é e como aderir
- segurancadotrab
- 27 de jul. de 2021
- 4 min de leitura
O que é uma alimentação saudável?
Alimentação saudável é uma dieta bem equilibrada, que fornece os nutrientes, vitaminas e minerais nas proporções adequadas para o bom funcionamento do organismo.
Para que uma alimentação seja saudável, é importante ter variedade, equilíbrio, controle de quantidade (comer o que lhe é adequado) e qualidade dos alimentos. Ou seja: conhecer a procedência dos ingredientes é uma das formas de conseguir uma alimentação saudável.
Como ter uma alimentação saudável?
O Ministério da Saúde elaborou um guia populacional, que propõe uma forma de alimentação saudável diferente da pirâmide alimentar. O guia foi lançado em 2014 mas continua a ser distribuído, tendo em consideração os hábitos regionais, culturais, sociais e biológicos de grupos de diferentes idades e estilos de vida. Com base em cinco princípios (além da ingestão nutricional, respeitar o presente, considerar os sistemas de produção e distribuição de alimentos, seguir todos os tipos de conhecimento – teórico e popular – e proporcionar autonomia), o guia apresenta 10 passos para uma alimentação saudável.
As etapas descritas a seguir derivam integralmente das diretrizes alimentares da população brasileira, que podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde. Por favor, verifique:
Faça dos alimentos frescos ou microprocessados a base dos alimentos pequenas quantidades de óleo, gordura, sal e açúcar para temperar e cozinhar alimentos e fazer preparações culinárias;
Restringir o consumo de alimentos processados;
Evite comer alimentos ultraprocessados;
Coma regularmente e com cuidado em um ambiente apropriado, e coma com a empresa tanto quanto possível;
Compre em locais que oferecem variedades de alimentos frescos ou minimamente processados;
Desenvolver, exercitar e compartilhar habilidades culinárias;
Planeje usar o tempo para fornecer espaço para comida;
Na hora de sair dê preferência a locais que sirvam refeições frescas;
Seja crítico em relação a informações, orientações e informações sobre alimentos em anúncios comerciais.
Como manter uma alimentação saudável no dia a dia?
Manter uma dieta saudável no dia a dia da vida diária tem muito a ver com disciplina. Comprar ingredientes de produtores locais ou lojas em que você confia e fazer comida em casa é uma forma de garantir a qualidade dos alimentos que você ingere.
Porém, se jantar fora é uma realidade para você, então deve escolher um restaurante que serve pratos frescos e oferece opções saudáveis, como arroz integral e uma variedade de saladas e vegetais. Claro, não coma sobremesas e refrigerantes.
Dicas para uma alimentação saudável:
Uma alimentação saudável requer variedade, qualidade e moderação. Ao contrário do que você possa imaginar, uma alimentação balanceada não é uma tarefa difícil. Você precisa seguir três regras básicas: diversificação de consumo, qualidade e moderação. Isso pode ser
alcançado por meio de disciplina e consciência do que seu corpo realmente precisa. Veja as
dicas!
# 1 Comer alimentos frescos: Alimentos frescos ou minimamente processados de origem
vegetal são a base da nutrição balanceada. Inclui no menu: feijão, nozes, tubérculos, cereais,
frutas, legumes e verduras.
# 2 Evite sal, açúcar, óleo e gordura excessivos: Use sal, açúcar, óleo e gordura com
moderação. O consumo excessivo de açúcar pode levar à obesidade; o uso impróprio de sal, óleo e gordura pode aumentar o risco de hipertensão e doenças cardíacas.
# 3 Evitar alimentos ultraprocessados: O processo natural de preparação de alimentos prontos para consumo geralmente envolve grandes quantidades de sal, açúcar, óleo e gordura. Além disso, eles também trazem outros usos industriais e substâncias sintetizadas em laboratório a partir de fontes como petróleo e carvão que não conduzem a uma dieta balanceada. Portanto, os seguintes alimentos devem ser evitados: Biscoitos, sanduíche, bolo, macarrão instantâneo, sopa de macarrão.
# 4 Coma alimentos funcionais: Alimentos funcionais são alimentos que ajudam a prevenir ou reduzir o risco de certas doenças. Por exemplo, soja e peixe ajudam a reduzir o colesterol ruim; castanhas, amêndoas, nozes, cebolas e alho apoiam o sistema imunológico; couve, repolho e brócolis podem prevenir certos tipos de câncer.
# 5 Adicionar fibras à sua dieta: Estudos demonstraram que alimentos ricos em fibras, como
arroz integral, podem ajudar a reduzir o risco de certos tipos de câncer e doenças
cardiovasculares. Além disso, podem promover saciedade e ajudar no controle de peso.
# 6 Faça um menu: Use o menu desta semana para criar um plano semanal. Isso ajudará a
organizar os alimentos ao longo do dia, evitando alimentos prontos e ultraprocessados.
# 7 Faça uma lista de compras com um plano semanal: Escolha um dia da semana para ir aos
mercados e supermercados. Faça uma lista de compras para ajudá-lo a não colocar no carrinho de compras itens que não contribuam para a sua saúde.
# 8 Desfrute de um café da manhã equilibrado: Sua escolha saudável começa pela manhã. O
café da manhã inclui alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovos, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrirem o seu corpo, também fornecem a energia necessária para começar o dia de bom humor.
# 9 Comer entre as refeições: Comer a cada três horas é bom para o funcionamento normal dos intestinos. Incorpore alimentos saudáveis durante as refeições, como frutas frescas, iogurte natural, nozes e nozes.
# 10 Tente se concentrar ao comer: Comer enquanto assiste TV ou brincar com seu celular fará com que você consuma muito. Além disso, aproveite esse momento para sentir a textura e o sabor da comida e aproveite cada mordida.
Texto realizado por Julia Borges





Comentários